Não Fracking Brasil > Notícias > Brasil > Vereadores do Maranhão repudiam exploração do gás de Fracking no estado
Vereadores do Maranhão repudiam exploração do gás de Fracking no estado
Manifesto dos legisladores inclui apelo ao governador para que estabeleça moratória de cinco anos, impedindo a atividade em território maranhense
Representantes dos legislativos de 32 municípios do Maranhão assinaram uma moção de repúdio, manifestando-se contrários à exploração de gás de xisto em território maranhense, por meio da técnica de fraturamento hidráulico, mais conhecida como fracking. No documento, os vereadores e vereadoras também fazem um apelo ao governador para que estabeleça uma moratória, que proíba a atividade no estado, por um período de, pelo menos, cinco anos, até que haja melhor entendimento sobre o método exploratório e seus impactos ao meio ambiente, às pessoas e às atividades econômicas locais.
A manifestação dos vereadores em repúdio ao fracking se deu durante o Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora do Maranhão, realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, na capital São Luís. A moção de repúdio foi protocolada junto à sede do governo nessa segunda-feira (5/9).
Esse foi um dos resultados da mobilização realizada por representantes do Instituto Internacional Arayara e Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (Coesus), que participaram do evento promovido pela União de Vereadores e Câmaras do Maranhão (UVCM) e União de Vereadores do Brasil (UVB), com apoio de outras instituições.
Durante o encontro, centenas de vereadores participaram da capacitação promovida pela Coesus e Arayara.org com intuito de disseminar informações sobre o fracking e o que já se tem de conhecimento a respeito dos prejuízos causados por esse tipo de exploração, com base na experiência de países como Estados Unidos e Argentina. Na ocasião, foi lançada a versão atualizada da cartilha da Campanha Não Fracking Brasil.
Audiências públicas
Outro resultado das ações da Coesus e Arayara.org durante o evento foi a articulação de duas audiências públicas regionais a serem realizadas ainda este mês e no início de outubro para sensibilizar a população e lideranças locais em relação ao fracking e à importância de uma transição energética justa, inclusiva e sustentável. As reuniões deverão acontecer em Balsas e Santa Inês, abrangendo as populações de municípios vizinhos. Além disso, diversos municípios estão recebendo capacitações com o objetivo alertar sobre as contaminações irreversíveis do fracking e possam impedir que suas cidades sejam alvos de explorações.
Campanha Não Fracking Brasil
A Campanha Não Fracking Brasil, que há 10 anos impede a exploração não convencional do gás de xisto no Brasil, faz um trabalho muito importante de alerta sobre o fracking, que é uma técnica altamente poluente, causando danos irreversíveis à água de superfície e subterrânea, ao meio ambiente e à saúde da população, gerando perdas na economia local, como a infertilidade de terras, perdas na agricultura e pecuária, entre outros impactos.
Categorias
- 07 de Abril
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Apresentações
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Desastres
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fracking
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Leiloes ANP
- liberte-se
- México
- Mundo
- Notícias
- Notícias ES
- pesquisas e publicações
- Política
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Uncategorized
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
Tags
Agricultura
agua
Argentina
Audiência pública
Balsas
capacitação
Coalizão Não Fracking Brasil
Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida
Coesus
conscientização
contaminação da água subterrânea
danos ambientais
empresas petrolíferas
energias renováveis
entrevistas
equipe da COESUS
Escassez de água
evento
exploração de gás de xisto
Fracking
Fracking
Fraturamento hidráulico
futuro sustentável
gases de efeito estufa
Gas Natural
impactos
impactos ambientais
impactos do fracking
Instituto Internacional Arayara
Maranhão
Meio Ambiente
Mobilizaçao
Mudanças climáticas
municípios maranhenses
Não Fracking Brasil
população
proteção ambiental
proteção do meio ambiente
riscos
saúde
Suelita Röcker
São João dos Patos
terremotos induzidos
técnica
vereadores