Nota de falecimento do ambientalista, amigo e ativista anti Fracking João José Bigarella

WhatsApp-Image-20160505

 

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do ambientalista João José Bigarella, fundador da ADEA – Associação de Defesa e Educação Ambiental, ocorrido nesta quinta-feira, 5 de maio de 2016, aos 92 anos em Curitiba (Paraná). Foi um dos fundadores do Curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um de seus grandes professores e inspiradores para muitas gerações.

 

Nas palavras do ambientalista Juliano Bueno de Araújo:

“É com grande pesar que a comunidade ambientalista do Paraná e Brasil perde um dos seus fundadores.  Protetor da mata atlântica e geólogo, ele expressou recentemente sua indignação diante do absurdo da técnica de fraturamento hidráulico que querem implantar no Brasil, o Fracking. Bigarella fica na história como cientista, ambientalista e professor.  O Fórum do Movimento Ambientalista do Paraná chora por perder este grande defensor da natureza.”

Ainda em 1985 conheci o ilustre professor e presidente da ADEA no pequeno movimento ambientalista que existia à época no Paraná. Me recordo perfeitamente a luta pelo tombamento do entorno da Serra do Mar e as inúmeras outras lutas e ações de proteção ambiental promovidas na entidade”.

Juliano Bueno de Araújo

FMA – FÓRUM DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA

Ex-MEMBRO da ADEA

 

Comments
  • tive a honra de ser corajoso o suficiente para discordar do ilustre mestre na questão do teleférico em Matinhos. Louco, diziam. Mas tive também a grandeza de muitos depois, em parceria com o Jorge Ram, atender um pedido dele, em relação a obra Canet na Praia Mansa – Pixirica – em Caiobah. Igualmente eu e o Jorge Ram, demos os passos iniciais para a formatação da personalidade juridica da fundação que leva o seu nome. Definitivamente, a cada dia, o mundo fica mais pobre.Eu, vivi a grande luta que o professor plantou aqui no litoral…. .PAX AETERNA, PROFESSOR……………!!!!!!!!!! PEDRO GUIMARAES XEREM MATINHOS PR.

  • Que continuemos com a luta em prol do meio ambiente. Vamos ver agora se o Temer Vai liberar financiamento para a area de energia solar no Brasil, ja que a Dilma, no Ano passado, vetou a liberacao da verba pelo BNDS. Que tal fazermos uma demonstracao no parque Ibirapuera em São Paulo neste sabado em celebracao ao 350.org ? Estou em São Paulo por mais uma semana quando retorno a Los Angeles.
    Obrigada
    Lia Caprara

Comente!

%d blogueiros gostam disto: