Eleição de West Lancashire pode se tornar referendo sobre a política de fracking de Liz Truss

A pré-eleição desencadeada pela renúncia da deputada trabalhista Rosie Cooper pode se tornar um referendo sobre a nova política de fracking do governo, acreditam os ativistas.

Cooper, de 72 anos, anunciou na terça-feira que estava deixando o cargo de parlamentar de West Lancashire para assumir o cargo de presidente da Mersey Care NHS Foundation Trust.

Ela também admitiu que “os eventos cobraram seu preço” depois que ela foi alvo de um plano de assassinato neonazista em 2019.

A decisão provocou especulações imediatas de que Andy Burnham, o ex-deputado de Leigh, poderia ser o candidato do Partido Trabalhista como uma possível rota de volta a Westminster e líder do partido.

Mas entende-se que Burnham – que foi reeleito prefeito da Grande Manchester em 2021 – se descartou e pretende honrar seu compromisso de cumprir seu mandato completo de quatro anos.

Ao contrário de alguns eleitorados próximos da “Muralha Vermelha”, West Lancashire não caiu para os conservadores em 2019 e os trabalhistas esperam que o partido possa aproveitar sua maioria de 8.000 votos, especialmente se puder tornar o fraturamento um tema quente.

A eleição intercalar, prevista para o outono, será a primeira no Reino Unido desde que a primeira-ministra Liz suspendeu a moratória à perfuração de gás de xisto – em uma área onde o tema tem sido motivo de controvérsia nos últimos anos.

Uma licença para exploração de xisto para os blocos SD40 e SD50 que abrange as áreas ao redor de Skelmersdale e Ormskirk estava entre as 159 concedidas pelo governo em 2014.

A Aurora Energy Resources Limited, a empresa com sede em Aberdeen que detém a licença, retirou os planos de perfurar um poço em Altcar Moss, perto de Formby, em 2020, em resposta ao que chamou de “proibição de fato” do governo ao fracking.

A empresa se opôs à moratória e o diretor-gerente Ian Roache disse ao Anunciante Ormskirk na época: “É nossa opinião que não há justificativa científica ou de política pública para a atual ‘moratória’ e a Aurora compilou um conjunto de evidências convincentes mostrando que ela é um exemplo extremo de regulação assimétrica e fora de linha com a regulação dos impactos de utilidade pública em outras indústrias”.

A Sra. Cooper apoiou os ativistas locais na oposição ao fracking, já que mais de 3.000 assinaram uma petição pedindo que o projeto fosse descartado.

Ela disse que qualquer candidato trabalhista provavelmente seguirá o exemplo agora que Truss suspendeu a proibição.A deputada trabalhista Rosie Cooper, que anunciou que está se afastando de seu assento na Câmara dos Comuns, desencadeando uma possível eleição suplementar (Foto: PA Wire)

“A partida de Rosie, por motivos pessoais, é muito lamentável”, disse a ativista antifracking local Maureen Mills. 

“No entanto, o Partido Trabalhista é muito vocalmente antifracking e apoia nossa causa. A sede de West Lancashire é firmemente trabalhista e podemos contar com seu apoio futuro.

“A Aurora retirou seu pedido, principalmente por causa de críticas de elementos de seu pedido por consultores estatutários.

“Ainda estamos aguardando os detalhes da proposta de Liz Truss para levantar a moratória, então é difícil planejar nossos próximos passos ainda.

“No entanto, apesar da resposta do governo às contas de energia, que serão pagas pelo contribuinte e não pelo setor de energia, a eleição antecipada pode ser um indicador de forte oposição local à sua proposta de empurrar o fracking.”

Mills descreveu o fracking como um “objetivo em aberto” para o Partido Trabalhista em áreas como West Lancashire e disse que não acredita que os conservadores esperem ganhar a eleição.

“A retórica da indústria que o governo está adotando pode ser facilmente abordada se eles tentarem usá-la em sua campanha. A população local conhece bem o assunto e não vai cair nessa”, disse ela.

O grupo de campanha Frack Free Lancashire disse no início deste mês: “Após mais de 10 anos de tentativas de fraturamento em Lancashire, não houve absolutamente nenhum progresso além de comunidades sendo destruídas, emissões de metano em massa incontroláveis, danos estruturais de terremotos e o mais notável de tudo: zero gás comercial produzido.

“Nós nos opomos fortemente ao fracking em qualquer lugar e desafiaremos ferozmente qualquer tentativa de reiniciar essa tecnologia suja”.

Truss disse que o fracking pode ir adiante onde houver “apoio local”, alegando que pode levar a um novo fluxo de gás dentro de seis meses.

Espera-se que mais detalhes do plano sejam publicados esta semana, assim como um relatório muito esperado do British Geological Survey (BGS) sobre as últimas evidências científicas sobre fraturamento hidráulico.

Os ativistas dizem que o fracking é perigoso, aumentará o tráfego e pode causar pequenos terremotos que danificam propriedades.

Quando a Aurora apresentou um pedido de planejamento para seu site Altcar Moss em 2019, a empresa disse que a geologia do local era “muito semelhante” a Preston New Road em Fylde, onde Cuadrilla causou um tremor de magnitude 2,9 no mesmo ano, o maior terremoto induzido por fraturamento hidráulico em o Reino Unido até hoje.

Frank McKenna, executivo-chefe da empresa de redes Downtown in Business e ex-conselheiro trabalhista em Skelmersdale, disse que não acredita que o fracking seja “realista” em West Lancashire e que as empresas se concentrarão em outras áreas.

Ele disse que a crise de energia e a decisão do governo de não buscar uma nova linha de trem e estação em Skelmdersdale serão mais importantes.

“Tenho certeza que os trabalhistas vão tentar fazer [fracking] um problema”, disse ele.

“Acho que as questões vão envolver a crise do custo de vida e não acho que vá além disso.

“A linha de trem deveria ter sido entregue há 30 anos.

“Se você olhar para Skelmersdale como a maior aglomeração urbana, eu não apostaria contra o fato de que ela tem alguns dos piores níveis de escolaridade do país, baixa qualificação, alto desemprego, terríveis taxas de comportamento anti-social e crime.

“Basicamente, é um ótimo exemplo de onde expulsamos pessoas das cidades – neste caso Liverpool – e as abandonamos há quase 40 anos.

“Acho que o desafio para os candidatos é fazer com que as pessoas votem. Acho que vai haver muita apatia do eleitor.

“A menos que Liz Truss tire um coelho da cartola na sexta-feira, os conservadores não têm uma história para contar.”

A Aurora Energy Resoureces Ltd não respondeu a um pedido de comentário.

Etcepop

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.