Campanha Não Fracking Brasil realiza ação em Matões/MA

Presidente da câmara de vereadores da cidade se comprometeu em combater a realização de fracking na região

 

O que é o fracking?

O fracking – também chamado de fraturamento hidráulico – é um processo que envolve a injeção de grandes volumes de água, produtos químicos e areia, a alta pressão, em camadas de rocha do subsolo para liberar o gás natural que está preso. Apesar de ser uma técnica já utilizada em vários países, ela é controversa por causar danos ambientais e ecológicos, incluindo contaminação da água subterrânea, liberação de gases de efeito estufa, terremotos induzidos etc.

 

A campanha Não Fracking Brasil (ARAYARA.org e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida) visitou, no dia 5 de setembro de 2022, o município de Matões – Maranhão – para expor os malefícios do fraturamento hidráulico para a população local. Após a ação, os moradores da região passaram a apoiar a campanha e afirmaram que não permitirão a entrada do fracking em suas terras.

O município de Matões foi um dos primeiros visitados pela COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida. O sindicato dos trabalhadores rurais da cidade participou de uma capacitação com o tema “Fracking: uma ameaça à agricultura e o futuro do Brasil” e se pronunciou contra a exploração do gás de
xisto. Os trabalhadores presentes no evento se voluntariaram a continuar informando e conscientizando os demais membros do sindicato. A produção rural é uma das mais afetadas com a contaminação do solo, ar e água causada pela técnica não convencional.

A COESUS ministrou para a prefeitura de Matões uma palestra sobre os principais danos à saúde que o fracking leva. O evento contou com a presença do secretário municipal de saúde, o procurador municipal, o presidente da câmara e alguns vereadores da cidade, comprometidos com o bem estar da população.

Coalizão Não Fracking Brasil junto do vereador Thyago Morais de Brito em Matões/MA

 

O presidente da câmara municipal de vereadores, Thyago Morais de Brito, recebeu a equipe da campanha contra o fracking em seu gabinete para dar sua palavra de apoio à iniciativa e afirmou que o fracking não vai entrar no município de Matões. Brito afirmou que iria apresentar na câmara o projeto de lei de proibição do fracking e que tomaria todas as ações para barrar o método no município.

A COESUS entende que a juventude é primordial para a conservação do planeta. A capacitação em escolas é importante para levar a informação até os jovens sobre as consequências do fracking. Por isso, foi realizada uma capacitação para mais de 130 jovens da escola Eugênio de Barros, que tratou sobre os
malefícios do fracking para a cidade.

 

Suelita Röcker conversando com os estudantes da Escola Eugênio de Barros.

 

A campanha “Não Fracking Brasil” trabalha para conscientizar a população brasileira sobre os riscos do método e faz pressão sobre o governo de modo a não permitir a exploração de gás de xisto no país. Entre as principais ações da campanha, estão: a divulgação de informações sobre os efeitos do fracking, a realização de protestos e manifestações e o engajamento de políticos e autoridades públicas no debate sobre o assunto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.