Tribunal De Contas Do Estado Do Maranhão Participa Da Campanha Não Fracking Brasil

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCU-MA)  convidou a equipe da campanha contra o Fracking, COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pela Água e Vida e Arayara.org, para visitar sua sede e explicar mais profundamente sobre os impactos do fracking na economia e nos gastos públicos do estado maranhense, reunião aconteceu no dia 02 de setembro de 2022.

Marcando presença no Encontro Nacional dos Vereadores e Fórum da Mulher Vereadora que aconteceu em São Luiz no fim do mês de Agosto, o Dr. Washington Luiz de Oliveira, conselheiro presidente do TCE-MA assistiu à capacitação realizada pela campanha Não Fracking Brasil no evento, e demonstrou preocupação com as questões que envolvem as atividades econômicas que serão altamente impactadas pelo método de extração não convencional de gás de xisto, o chamado fraturamento hidráulico, ou fracking.

Na reunião, o conselheiro firmou um compromisso de realizar, em conjunto com a COESUS, um seminário técnico sobre os impactos do fracking na economia dos municípios e do estado maranhense.

“Trata-se de uma questão que merece a máxima atenção dos poderes e órgãos públicos e que, no âmbito da esfera do controle externo, será objeto de estudo e acompanhamento a partir de agora”, assegurou Oliveira.

Levando em consideração os impactos negativos que o fracking gera nos territórios onde a técnica já atua, é de grande importância o interesse e engajamento do TCE-MA no assunto e a proatividade em prevenir ônus à população.

O Fracking provoca mudanças negativas na economia dos municípios, com o aumento de doenças causadas por conta da técnica, a falta de recursos hídricos, e o mais impactado, o setor da agricultura, em que os alimentos ficam contaminados e impróprios para o consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.