Organismo de acompanhamento geocientífico britânico reportou um grande tremor na última segunda-feira
De acordo com um artigo originalmente publicado pelo The Ecologist, um tremor de 2.9 na Escala Richter foi sentido pela população na última segunda-feira (26), próximo ao único local do Reino Unido que unidades de fraturamento hidráulico (fracking) ativas. A atividade sísmica foi sentida menos de dois dias após um tremor de 2.1 na Escala Richter, que até então era o recorde na instalação.
De acordo com o British Geological Survey (BGS), organismo de acompanhamento geocientífico britânico, este é o terceiro tremor ocorrido na Preston New Road, em Lancashire (UK). Os acontecimentos levaram à suspensão das operações no local, visto que a política de rotina afirma que o fracking deve ser interrompido durante 18 horas após qualquer tremor maior que 0.5 na escala.
Porém, segundo a autoridade de Petróleo e Gás britânica, as operações permanecerão suspensas enquanto são recolhidos dados deste e de outros eventos sísmicos recentes e, assim, considerar se as atividades de fraturamento hidráulico seguem sendo adequadas para o local.
Após os três grandes tremores, um grupo ambiental local chamado “Friends of the Earth” solicitou a proibição total do fraturamento na região, alegando que a situação está ficando fora de controle.
Como funciona o fracking
O fraturamento hidráulico (fracking) é uma tecnologia utilizada para a extração do gás do folhelho pirobetuminoso de xisto. Para fraturar a rocha e liberar o gás de xisto, empresas privadas que exploram esse recurso fazem uma profunda perfuração no solo, para inserir uma tubulação e injetar, sob alta pressão, de 7 a 30 milhões de litros de água, além de areia e mais de 700 produtos químicos tóxicos e com potencial cancerígeno.
A prática pode causar a contaminação da água potável tanto na superfície quanto nas fontes subterrâneas e a esterilização do solo, tornando-o infértil para a agricultura. Esses efeitos têm o potencial de inviabilizar também a pecuária e o turismo. Outro impacto previsto é a elevação do risco de danos graves e irreversíveis à saúde, como problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos, vários tipos de câncer, má formação congênita, esterilidade em mulheres, aumento da mortalidade infantil e perinatal, nascidos de baixo peso e partos prematuros.
Categorias
- 07 de Abril
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Apresentações
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Desastres
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fracking
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Leiloes ANP
- liberte-se
- México
- Mundo
- Notícias
- Notícias ES
- pesquisas e publicações
- Política
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Uncategorized
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto