Na X Romaria da juventude do Maranhão, juventude diz não ao fracking

Evento aconteceu entre 17 e 18 de setembro e reuniu todas as 12 Dioceses do Maranhão. A campanha Não Fracking Brasil da COESUS e o Instituto Internacional Arayara fizeram parte do evento.

Ocorrida de 17 a 18 de setembro, a X Romaria da juventude do Maranhão reuniu mais de 10 mil jovens em Carolina (MA). Com o tema “Juventudes: nosso grito é por trabalho e vida!”, o evento também contou com a participação da campanha Não Fracking Brasil,  da COESUS, e do Instituto Internacional Arayara. Representando a juventude ativista pelo clima, Dalcio Costa discursou para os jovens.

Anunciando que “o gás da morte está chegando no município”, o ativista explicou rapidamente para os milhares de jovens presentes sobre os danos ambientais e sociais causados pelo Fracking, ou fraturamento hidráulico. Foi destaque os bilhões de litros de água utilizados no processo, associados a mais de 600 químicos tóxicos e areia, na atividade de fraturar a rocha de xisto. 

Os detalhamentos da poluição da água superficial, aquíferos, chuva ácida, contaminação da plantação e doenças podem ser conferidos na nova cartilha educativa sobre Fracking produzida pelas instituições. No evento, a fala de Costa chamou a atenção dos presentes: “muitos jovens vieram conversar comigo para saber mais sobre o assunto”. Como afirmado em seu discurso, Costa pontua que a luta Fé, Paz e Clima construída pelo movimento se alinha com a campanha Não Fracking Brasil, que também visa a conscientização e mobilização a favor da vida. 

Esta não é a primeira vez que a Coesus participa da mobilização cristã no Maranhão. A parceria de anos é promovida pelos bispos Dom Sebastião e Dom Valentim, que também são contra o fracking. “Através da articulação promovida por eles junto com a pastoral jovem, pude conversar com a comissão organizadora e com os jovens no evento”, explica Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enquire here

Give us a call or fill in the form below and we'll contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.