Gestores

Dr. Eng. Juliano Bueno de Araujo

Dr. Eng. Juliano Bueno de Araujo - Ambientalista há mais de 30 anos, iniciou sua participação e compromisso com a causa ambientalista ainda com 13 anos de idade junto ao movimento ambientalista, tendo auxiliado a formação de dezenas de ONGs e coordenado e participado de centenas de ações ao longo de seu ativismo.

É formado em Engenharia da Computação. Tem especializações em Engenharia Ambiental, Direito Ambiental, Riscos e Contingências Ambientais. Possui mestrado em Gestão Ambiental e Cidades e doutoramento em Energias Sustentáveis e Clima. É doutorando em Projetos com tese em clima e emissões de gases de efeito estufa – FRACKING na Universidade Iberoamericana / FUNIBER. Conduziu centenas de audiências públicas, seminários e workshops e mobilizou mais de 5.000.000 pessoas contra o Fracking. Obteve vitória sobre contra empresas que exploram o fracking no Brasil e foi responsável pelas articulações que levaram à alteração da legislação de 87 municípios.

Ele tem estado profundamente envolvido no movimento ambientalista no Brasil há 30 anos.

É conselheiro do CMMA Curitiba – Conselho de Meio Ambiente de Curitiba Municipal (1999-2016) como representante da sociedade civil; Já esteve como membro do: CNRH – Conselho Nacional de Recursos Hídricos e CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente, CAT-IRAI Câmara Técnica da APA do Irai, CAT-PASSAUNA Câmara Técnica da APA Do Passauna, Conselheiro no Comitê das Bacias do Alto Iguacu e Afluentes do Ribeirão, CBRMA – Conselheiro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Conselheiro do CEMA Conselho Estadual do Meio Ambiente do Paraná, Conselheiro da TV Comunitária de Curitiba, Conselheiro da UNEAP União de entidades ambientalistas do Paraná, Fundador e Conselheiro da FEPAM Federação Paranaense de entidades ambientalistas, Fundador e Secretário Executivo do FMA – Fórum do Movimento Ambientalista, foi gestor de dezenas de Planos Diretores Municipais e Planos Diretores de Recursos Hídricos e Planos Diretores de Resíduos Sólidos.

Finalmente, Juliano é um agricultor, professor, pesquisador, cientista climático e fundador da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, pelo Clima, Água e Vida, é membro do Movimento Católico Climático e é Coordenador de Campanhas Climáticas da Arayara.org onde realiza ações de redução de emissões, campanhas anti Fracking, campanhas de incidência social, Campanhas junto ao Congresso Nacional e Senado, bem como é propositor da Campanha Não Fracking Brasil que está atuando diretamente em 15 estados brasileiros em mais de 450 cidades.

Dra. Nicole Figueiredo de Oliveira - É consultora brasileira e especialista na área de Direito e Sustentabilidade Internacional. Possui dois mestrados em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade para a Paz das Nações Unidas na Costa Rica e da Universidade de Innsbruck, na Áustria, MBA em gestão de pessoas e é doutoranda em gestão de projetos pela Funiber (México). Nicole tem uma ampla gama de experiências profissionais, tendo servido como consultora de mudanças climáticas para as organizações não-governamentais internacionais, como a Humane Society International, a maior organização de proteção dos animais no mundo. Foi diretora da 350.org Brasil e América Latina. Atualmente é Diretora Financeira e Administrativa da Arayara, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Iraí e várias outras comissões de proteção ambiental. Também é coordenadora nacional da Coalizão Não Fracking Brasil. Ela possui um bacharelado em Direito (Universidade Mackenzie, Brasil).

Dra. Nicole Figueiredo de Oliveira

Dr. Roberto Gava

Dr. Roberto Gava - Cidadão honorário de Curitiba, Roberto é ambientalista, economista, administrador, mestre em Gestão de Cidades e Doutor em Economia de Florestas. Co-fundador da Coalizão Não Fracking Brasil, fundador da Fundação João José Bigarella (FUNABI) e presidente da Fundação Cooperlivre Arayara. Conselheiro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, ex-coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Fiep e Ex-Conselheiro do CONAMA. Roberto é autor da Lei que protege araucárias no Paraná.