“Nós não bebemos esta água. Aqui está um pouco de água engarrafada.” Isso é o que eu aprendi depois de pedir um copo de água ao visitar o Vale Central da Califórnia pela primeira vez. Ao longo dos anos, eu vim a entender a profunda desconfiança dos moradores sobre as agências governamentais que falham continuamente para proteger a qualidade da água na sua região.
Em 30 de julho, o Conselho Regional de Controle de Qualidade da Água de Central Valley mais uma vez falhou com o público e teve corroída ainda mais a sua credibilidade. Em vez de exigir que a Valley Water Management Company parasse de pulverizar a água usada na perfuração de petróleo em agosto de 2015 e limpar seus poços ilegais de água usada na exploração até dezembro de 2016, o conselho decidiu permitir a Valley Water continuar suas práticas prejudiciais até 2018.
O Conselho tomou essa decisão apesar da determinação do seu próprio pessoal que as descargas de águas residuais de Valley Water poluída em suas Fee 34 e Race Track facilitada nas instalações em Kern County, Califórnia está a violar, de forma degradante, a lei e as águas subterrâneas e superficiais.
A água contaminada é bombeada para dentro do Fee 34 no Valley Water e instalações para eliminação, como os poços sem revestimento onde a água usada na exploração é depositada para evaporar e se infiltram no solo ou para ser pulverizada sobre a terra ao redor da instalação de Race Track Hill. Mais de 500 galões de água contaminada são escoadas por dia para fora do local da Fee 34.
As água usada na exploração dessas instalações contém substâncias cancerígenas conhecidas e potenciais, incluindo benzeno, etilbenzeno, tolueno e naftaleno. A Califórnia continua a permitir que o uso desses poços apesar do Conselho da Califórnia em Ciência e Tecnologia recomendar que as agências pensem seriamente em deixar de usar a prática de depositar água da exploração em poços de infiltração, se as concentrações de produtos químicos nocivos na água não podem ser eliminadas. Vários estados já proibiram o uso de poços de água usada na exploração por causa da contaminação da água no subsolo, incluindo Kentucky, Texas e Ohio.
Em 28 de agosto, Earthjustice formulou uma petição junto ao Conselho do Estado de Água da Califórnia desafiando a decisão da Central Valley Water. O Conselho concordou em examinar a petição. O Conselho de Estado da Água, cuja missão é “preservar, melhorar e recuperar a qualidade das fontes de água da Califórnia e água potável para a proteção do ambiente, saúde pública e todos os usos benéficos,” tem uma oportunidade de proteger a saúde das comunidades em Kern County e para garantir que eles tenham acesso à água potável de qualidade.
Durante o período de seca, o Conselho do Estado de Água tem a obrigação legal e moral, agora mais do que nunca, de proteger todas as fontes disponíveis de água, particularmente em Kern County, que é uma das áreas mais afetadas da Califórnia e declarou estado de emergência por causa da seca.
Em 25 de novembro, a California Drought Update detalhou que quase 60% da distribuição de alimentos por parte do Departamento de Serviços Sociais Programa de Assistência à Seca para comunidades que sofrem altos níveis de desemprego devido à seca foi a Kern County, além de Fresno, Kings e municípios Tulare no Central Valley. O relatório também mostrou que cerca de 2.455 poços de água em todo o estado estão em um “estado crítico ou seco”, afetando cerca de 12.275 habitantes. Destes 2.455 poços, 2.308 estão no Central Valley. Durante a seca atual, quase 60% do abastecimento de água da Califórnia vem de águas do subsolo, e este número é ainda maior em Kern County. As águas do subsolo são a fonte de 75% do abastecimento público e 43% do abastecimento de água agrícola no Kern County, onde o valor bruto de mercadorias agrícolas, o crescimento em 2014 foi de US$ 7,5 bilhões.
A equipe local do conselho de água identificou 19 poços de águas subterrâneas dentro de uma milha da instalação de Fee 34 e seis poços de água subterrânea perto do local da Race Track Hill, que são utilizados para o abastecimento agrícola nacional.
Sem a intervenção do Conselho do Estado da Água, práticas da Valley Water continuarão a ameaçar a área além do abastecimento.
FONTE: http://earthjustice.org/blog/2015-december/central-valley-board-continues-to-mix-oil-and-water
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