A campanha Não Fracking Brasil
Nos últimos anos, o governo brasileiro e a indústria do petróleo e gás vêm somando esforços para explorar o gás de xisto por meio do fracking. O primeiro leilão de lotes com reservas foi feito no final de 2013 e, desde então, já foram realizados outras rodadas abrindo espaço para essa técnica.
Com o intuito de impedir a exploração e evitar grandes danos ambientais, foi fundada em setembro de 2013 a Coalizão Não Fracking Brasil (COESUS) – hoje formada por ambientalistas, cientistas, geólogos, hidrólogos, engenheiros, biólogos e gestores públicos. Até o momento, aproximadamente 600 projetos de lei foram apresentados, dos quais 391 já foram aprovados, sendo que dois estados já proibiram a técnica e quatro estados estão em processo de votação.
Também foram criados diversos grupos de trabalho para a discussão do assunto e para acompanhamento das ações civis públicas – resultado das ações dos integrantes da COESUS.
ONGs, ambientalistas, técnicos e representantes de municípios que estiverem interessados em realizar audiências públicas podem entrar em contato com nossa equipe por meio de nossas redes sociais ou via e-mail.