Enchentes causadas pelo grande volume de chuvas no sul dos Estados Unidos já deixaram pelo menos 13 mortos e 7.000 pessoas em abrigos de emergência.
Moradores do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, estão intrigados: O que teria causado ferimentos graves nos amimais que ficaram submersos na pior enchente registrada desde o furacão Sandy, há quatro anos. “Tem alguma coisa química nessa água que queima a pele dos animais”, diz um veterinário.

De acordo com governador da Louisiana, John Bel Edwards, mais de 40.000 casas foram afetadas pelas enchentes no Estado. Os serviços de emergência, em parceria com a Guarda Costeira e a Guarda Nacional americana, já resgataram mais de 30.000 pessoas e 1.400 animais.
Ainda não há confirmação, mas já se começa a especular que os fluidos (flowback) dos poços de FRACKING que são depositados em ‘piscinas’ a céu aberto teriam sido carregados pelas enchentes e contaminado toda a região.
O que é FRACKING
FRACKING é a tecnologia utilizada para a extração do gás de xisto. Milhões de litros de água são injetados no subsolo a altíssima pressão misturados com areia e um coquetel de mais de 720 substâncias químicas, muitas delas cancerígenas e radioativas. Parte dos resíduos permanece no subsolo contaminando os aquíferos.

Onde o fraturamento hidráulico ocorre não há água para consumo humano, o solo torna-se infértil para a agricultura e são registrados severos problemas de saúde, como má formação congênita, esterilidade nas mulheres e homens, abortos e doenças crônicas respiratórias.
A tecnologia também está associada a terremotos pelas fortíssimas explosões na rocha do folhelho pirobetuminoso de xisto e ao agravamento do aquecimento global pela emissão do metano.
Por seus impactos severos e irreversíveis para o ambiente, produção de alimentos e saúde o fraturamento hidráulico já foi proibido em dezenas de países e deixa um legado de devastação e destruição onde é utilizado.
Para saber tudo sobre a campanha basta acessar www.professorespeloclima.org. Envie para naofrackingbrasil@gmail.com seu endereço de e-mail e seja um voluntário da campanha para impedir que essa tecnologia aconteça no país.
Por Silvia Calciolari
Categorias
- 07 de Abril
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Apresentações
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Desastres
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fracking
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Leiloes ANP
- liberte-se
- México
- Mundo
- Notícias
- Notícias ES
- pesquisas e publicações
- Política
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Uncategorized
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto