Fracking poderia prejudicar preços das casas, saúde e meio ambiente no Reino Unido, diz relatório oficial

Após uma grande batalha pela publicação na íntegra, foi divulgado nesta quarta-feira, 01, o relatório do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra) da Reino Unido sobre os impactos do gás do xisto (shale gas) na economia rural do país, informa o The Guardian. 

Captura de Tela 2015-07-02 às 16.09.00

Entre os impactos listados no documento estariam a queda na qualidade da água e da vida selvagem devido às operações de Fracking para extrair gás de xisto no país. Fracking poderia ainda causar a depreciação nos preços das casas próximas aos locais de extração em até 7% e criar risco de dano ambiental.

A avaliação oficial do impacto do fracking adverte que o vazamento de fluídos residuais poderiam afetar a saúde humana através da água poluída ou o consumo de produtos agrícolas contaminados.

O relatório afirma:
– Os preços das casas perto de poços fracking estão propensos a cair, numa redução potencial de até 7% em valores de propriedade dentro de uma milha de poços.
– Propriedades dentro de um raio de um a cinco milhas de poços de fracking podem incorrer em custos adicionais de seguros.
– Fuga de fluídos residuais de processos fracking (principalmente o Metano) resultou em danos ambientais em os EUA.
– Mesmo que a água de superfície contaminada não impactou diretamente no abastecimento de água potável, fracking poderia afetar indiretamente a saúde humana através do consumo de animais selvagens contaminados, gado ou produtos agrícolas.

O documento foi publicado pela primeira vez no ano passado e teve seu conteúdo editado para esconder os impactos negativos do fracking.

Duas semanas atrás, o escritório do comissário de informação decidiu que o departamento de meio ambiente deveria divulgar o relatório não editado.
As conclusões do estudo vêm em um momento crucial para a o governo e a indústria do xisto, apenas dois dias depois da rejeição surpresa pelo conselho do condado de Lancashire, o que teria sido a maior derrota do fracking até agora no país.

Leia a matéria completa aqui:

http://www.theguardian.com/…/fracking-could-hurt-house-pric…

Comente!

%d blogueiros gostam disto: