Fracking é tema em reunião de cidades do Norte do Paraná

A Coesus – Coalizão Não Fracking Brasil – participou no final de semana de reunião lideranças jovens da Pastoral da Juventude de Arapongas, Apucarana e Sabáudia, todas cidades do Norte do Paraná, para falar dos perigos do fraturamento hidráulico, conhecido como fracking.

Captura de Tela 2015-08-12 às 14.05.19

Sem consultar a sociedade, o governo brasileiro quer explorar gás do folhelho pirobetuminoso de xisto através da tecnologia do fracking, altamente poluente e que provoca danos irreversíveis ao meio ambiente e prejudica a saúde das pessoas e animais. Além de contaminar a água de superfície e subterrânea com centenas de resíduos tóxicos e cancerígenos, o fracking polui o ar, torna o solo infértil para a agricultura e provoca câncer, mal formação congênita e danos neurológicos irreparáveis.

A Campanha da Coalizão Não Fracking Brasil quer evitar que o fraturamento hidráulico seja utilizado no país, uma vez que temos outras fontes para geração de energia limpa e renovável como a hídrica, solar, eólica e de biomassa.

“Todos os participantes da roda de conversa sobre fracking são jovens que estão alinhados ao Papa Francisco e à Encíclica divulgada recentemente, que pede o cuidado da casa comum e a preservação do meio ambiente ”, afirmou a representante da Coesus, Bernadete Brandão. 
Uma das principais ações da reunião é enfatizar a necessidade do encaminhamento de projetos de Lei para impedir nestas cidades operações de fracking no futuro. “Falamos da importância de conscientizar a população e da criação da leis que impeçam o uso do solo para esta atividade”, completou Bernadete.

Na ocasião, estavam reunidos coordenadores da Pastoral da Juventude, com a Presidente da Câmara Municipal de Sabáudia, vereadora Milady Leila Trava (PR), e Diego Vinicius Gonçalves, representante na Pastoral Regional, responsável pelo Meio Ambiente no Fórum de Desenvolvimento de Arapongas e organizador regional no Norte da campanha Não Fracking Brasil.

Também participaram o Secretário de Meio Ambiente de Sabáudia, Renato Raia, a ex-Secretária de Cultura, atual radialista e professora Sonia Schiavo, e o diretor da Colmeia Projetos Sociais, o educador e teólogo Renato Munhoz, e mais de oito jovens que participam de um programa de formação para vereadores, organizando-se para as próximas eleições municipais.

Durante sua estada na cidade de Arapongas, Bernadete Brandão concedeu entrevista ao Programa Mulher em Destaque com a Soninha, na Clube FM que atinge toda a região Norte.

Comente!

%d blogueiros gostam disto: