Com o intuito de impedir a exploração e evitar desastrosos danos ambientais, foi fundada em Setembro de 2013 a COESUS – Coalização Não Fracking Brasil, hoje formada por ambientalistas, cientistas, geólogos, hidrólogos, engenheiros, biólogos e gestores públicos, que de lá para cá tem realizado uma série de ações, incluindo audiências públicas em diversos estados brasileiros.
A partir de janeiro de 2014 foram realizadas dezenas de audiências públicas, e agora com a entrada da 350.org há uma programação de 80 audiências públicas, seminários regionais, palestras, marchas e encontros. Pelo Brasil, a coordenação da COESUS está a cargo do ambientalista Juliano Bueno de Araujo.
Foram criados diversos Grupos de Trabalho para discussão do assunto e para o acompanhamento das ações civis públicas, também resultado de trabalho de integrantes da COESUS.
“Nada justifica a pressa da ANP em realizar os leilões para exploração do gás não-convencional e mesmo antes de existir qualquer lei ou regulamento para o uso de tecnologia como o fracking. O fracking pode ser uma bomba de destruição em massa. Precisamos cautela. A moratória é a melhor solução para o momento”
Ivo Pugnaloni
Presidente da ABRAPCH e membro da COESUS
ONGs, ambientalistas, técnicos e cidades interessadas em realizar uma audiência pública podem entrar em contato com o grupo através de email,facebook, twitter ou no Portal Não Fracking Brasil, onde também pode ser encontrado amplo material de informação sobre o assunto.