Em 2016 obtivemos grandes vitórias. 2017 será ainda melhor!

 

whatsapp-image-2016-12-19-at-17-51-48

 

2016 foi um ano de grandes vitórias para o movimento contra o fraturamento hidráulico (fracking) e as mudanças climáticas no Brasil em toda a América Latina. Apesar da situação política instável em vários países, da subida das temperaturas e dos impactos destrutivos das alterações radicais do clima para o planeta e da inércia política dos nossos líderes na COP 22 em Marrakesh, a nossa capacidade de mobilizar e lutar juntos demonstrou que a verdadeira mudança é feita por nós e pode começar em todos os lugares.

Tomamos as ruas em maio durante o ‘Liberte-se dos combustíveis fósseis’, pedindo o desinvestimento e protestando contra o carvão e fracking no Brasil. Chegamos ao número de 200 cidades que proibiram o fracking em seus territórios, e vimos o Estado do Paraná aprovar uma moratória de 10 anos para esta técnica e proibir estudos sísmicos. Executamos com sucesso uma campanha pedindo ao Michel Temer para vetar uma proposta para expandir o uso de centrais termelétricas a carvão no país.

Nós elogiamos o anúncio que a Diocese de Umuarama foi a 1ª Instituição Católica na América Latina a estar pronta para se desfazer dos combustíveis fósseis. Lançamos a COESUS Latino-americana contra o Fracking, pelo Clima, Água e Agricultura Sustentável com dois grandes eventos no Uruguai e na Argentina.

E nós fizemos isso tudo juntos!

Mas a luta não acabou. A indústria de combustíveis fósseis continua a destruir as economias locais, culturas e saúde das pessoas em muitos cantos do nosso continente.

Em dezembro, nossa equipe visitou a região de Vaca Muerta, na Argentina, em solidariedade aos líderes locais, produtores de alimentos e grupos indígenas que estão vendo a água, o solo e o ar contaminados por esta indústria mortal.

Em 2017, continuaremos lutando, mais unidos e motivados do que nunca. E estamos felizes em tê-lo ao nosso lado! Já existem grandes ações planejadas para maio, e mais informações serão lançadas no início do próximo ano.

Fique ligado na nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado! Por favor, também convide seus amigos e familiares para nos acompanhar e apoiar esta luta. Quanto mais somos, mais fortes nos tornamos!

Com profunda gratidão,

COESUS –  Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – 350.org Brasil e América latina e parceiros

 

 

 

 

Comente!

%d blogueiros gostam disto: