COP 22: Vamos dar oportunidade para o Sol nos ajudar!

Cacique Roberto Anacê participou da Conferência do Clima a convite da 350.org Brasil e levou para |Marrakesh a vivência ancestral de seu povo com a natureza
Este foi o apelo que o Cacique Roberto Anacé, líder do Povo Anacé que vive no Ceará, Nordeste do Brasil, fez para os líderes mundiais durante ação de conscientização realizada na manhã desta segunda-feira, 14, na COP 22 para exigir o fim dos investimentos em projetos que tenham como base os combustíveis fósseis – Zero Fóssil.
Junto com lideranças indígenas de várias partes do mundo que participam da Conferência do Clima das partes da ONU, Roberto Anacé defendeu o congelamento dos projetos para petróleo, gás e carvão, e para toda e qualquer forma de utilização do fraturamento hidráulico (Fracking) para a produção de energia.

“Preservem nosso subsolo e que a energia do sol e dos ventos sirva a todas as pessoas e não as colonize”, disse o Cacique Roberto, que está em Marrakesh a convite da 350.org Brasil e América Latina, organização que denuncia as mudanças climáticas e luta contra a exploração do gás de xisto por fraturamento hidráulico, método não convencional para extração do gás de xisto também conhecido como Fracking.
O Povo Anacé, assim como etnias e comunidades originárias e tradicionais na América Latina, participa do movimento de resistência contra o avanço da indústria dos combustíveis fósseis, que está impactando a cultura dos povos nativos.

“Defendemos as nossas reservas culturais, espirituais e a nossa alma e é essa herança que nos faz resistir pela biodiversidade, por nossos filhos e netos, pela nossa essência”, destacou o cacique.
Durante a sua participação na COP 22, Roberto Anacé enfatizou a importância dos povos indígenas terem espaço para defender a preservação dos recursos naturais e o fim da devastação promovida pela indústria do hidrocarboneto. “Espero que a sociedade civil saiba do seu papel nesse processo para que mais tarde a gente não tenha que dizer ‘por que vocês chegaram tão tarde?’ quando tudo estiver perdido”, alertou.
Por Silvia Calciolari
Categorias
- 07 de Abril
- 13º Leilão da ANP
- 19 de Abril
- 22 de Março
- 24 de Março
- Ação Civil Pública
- Argentina
- Artigos
- Brasil
- Brasil
- COESUS em ação
- Conama urgente
- COP 23
- COP-24
- COP-25
- Cop21
- Coronavirus
- Creative
- Datas importantes
- Dia do Índio
- Dia Mundial da Água
- Dia Mundial da Saúde
- Ecology
- English
- Español
- EUA
- Evangélicos
- Eventos
- Exxon Valdéz
- Fashion
- Fracking
- GDM
- GDM
- Indígenas
- Insights
- International Observatory
- Japanese
- Leiloes ANP
- liberte-se
- Litoral PR
- México
- Mundo
- Nihongo
- Notícias
- Notícias ES
- Outros idiomas
- Parcerias
- pesquisas e publicações
- Política
- Politics
- Projetos de lei
- Quote
- Radio
- Rádio Mudanças Climáticas
- Saúde
- tv sobre o fracking
- Video
- Vídeos
- World
- Xisto
- 日本語