Agricultores do estado de Vitória, na Austrália, querem prorrogar moratória para atividades de fracking

Liderados pela Federação de Agricultores do Estado de Vitória (VFF), fazendeiros querem prorrogar por mais cinco anos a moratória que impede a exploração de gás de xisto na região.

Este ano vence a proibição definida em 2012 pelo governo para exploração do gás não convencional através do faturamento hidráulico, chamado fracking. Uma pesquisa da VFF mostrou que 74 % dos fazendeiros apoiam uma nova moratória até 2020.

Captura de Tela 2015-07-22 às 17.20.04
Fazendeiros não querem operações de fracking em suas terras. Fonte: www.abc.net.au

Os agricultores estão preocupados com a perda de produtividade e o fato da indústria ter “vantagem” sobre o acesso à terra. “Essa é a nossa melhor estimativa do tempo que seria necessário para determinar se a indústria de gás não convencional pode ser efetuada com segurança”, disse o gerente da VFF, Gerald Leach.

O hidro-geólogo, Dr. Matthew Currell ,disse que o impacto de longo prazo sobre os aquíferos ainda não foi bem compreendido e que a água contaminada que flui a partir de poços de fracking é um problema mais imediato.

“A água que fica por milhares de anos em contato com o carvão é de muita má qualidade e não está apta para ser utilizada numa fazenda,” afirmou o Dr Currell. “Eu acho que a proposição de uma prorrogação de cinco anos da VFF é razoável”, disse ele.

Leia no original:

http://www.heraldsun.com.au/business/breaking-news/vic-farmers-want-fracking-ban-extended/story-fnn9c0hb-1227452949394

 

Comente!

%d blogueiros gostam disto: