Semana do Meio Ambiente será marcada por mobilizações no Planalto Norte catarinense

Semana do Meio Ambiente será marcada por mobilizações no Planalto Norte catarinense

Dentre as atividades será lançado o Fórum Parlamentar das Energias Renováveis, Proteção da Água e do Solo de Santa Catarina

SANTA CATARINA – O Instituto Internacional Arayara, a Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS) e a 350.org Brasil vão realizar atividades especiais no planalto norte de Santa Catarina durante a Semana do Meio Ambiente. De 3 a 6 de junho, três cidades da região receberão eventos para comunicar sobre os impactos socioambientais da extração de xisto e carvão e também lançar o Fórum Parlamentar das Energias Renováveis, Proteção da Água e do Solo – idealizado pelo deputado estadual Fabiano da Luz.

A primeira ação será no dia 3 de junho, na cidade de Três Barras (SC), na Associação dos Micro e Pequenos Produtores, na qual a equipe das organizações fará um trabalho de conscientização com os agricultores da região durante toda a manhã. “Nós queremos entrar em contato com quem será prejudicado caso seja implantada a exploração de xisto. Os riscos abrangem não só ao meio ambiente, mas também aos pequenos produtores que não terão mais onde produzir seus alimentos”, comenta a especialista em sustentabilidade, campaigner da 350.org Brasil e analista de ações comunitárias da COESUS, Suelita Röcker.

Já no dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h da manhã, as equipes passam por Canoinhas (SC), para levar informações a gestores públicos, docentes, agricultores, sindicatos e universidades. Durante a palestra, também serão abordados as ameaças que a extração de óleo e gás de xisto pode trazer ao meio ambiente da região. “Vamos reforçar que esses métodos que estão previstos para serem implantados na região, como o Petrosix e o Fracking, podem causar problemas respiratórios, contaminação das águas, perda da biodiversidade, desertificação e também agravam o aquecimento global”, explica o coordenador de campanhas climáticas da 350.org Brasil e diretor da COESUS, Juliano Bueno de Araújo.

Para encerrar a programação, no dia 6 de junho será realizada a audiência pública “Problemas da extração de óleo e gás de xisto”, em Papanduva (SC), com a presença de diversas autoridades, deputados estaduais, prefeitos e vereadores. “Esse será um momento de suma importância para a comunidade, reforçando às autoridades que a população não quer – e não precisa – da exploração de xisto e carvão”, aponta Suelita.

Na ocasião, também acontecerá o lançamento do Fórum Parlamentar das Energias Renováveis, Proteção da Água e do Solo, que tem como objetivo impedir a destruição dos biomas e produzir uma política econômica de baixa produção de carbono, em busca de reduzir a emergência climática. “A participação de toda a comunidade é de extrema importância. Aqui na Assembleia Legislativa de Santa Catarina não mediremos esforços para evitar que a extração de xisto seja implantada em todo o território do estado para protegermos nossos recursos naturais e nossa saúde”, comenta o deputado estadual e coordenador do Fórum, Fabiano da Luz.

“Desde 2015 o  Instituto Internacional Arayara, a COESUS e a 350.org Brasil fazem mobilizações em favor do meio ambiente, do solo, da água e da vida em Santa Catarina. Estarmos presentes com diversas ações nesta Semana do Meio Ambiente é de extrema importância para demonstrarmos nossa preocupação com a região e com nossa maior riqueza, que é nossa biodiversidade”, finaliza Araújo.

Iniciativa verde

O Instituto Internacional Arayara, a COESUS e 350.org Brasil solicitam que a população participe das atividades no Planalto Norte utilizando roupas verdes, assim indicando que todos estão em defesa das florestas, das águas, do ar e vida não só da região, mas de todo o país. As mobilizações também contam com apoio da Associação de Proteção da Bacia do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS).

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

  • PEQUENOS AGRICULTORES CONTRA O XISTO
    Data: 03/06/2019
    Horário: das 9h às 12h
    Local: Associação dos Micro e Pequenos Produtores – Três Barras (SC)
  • PALESTRA DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
    Data: 05/06/2019
    Horário: 9h
    Local: Câmara Municipal de Canoinhas (SC)
  • AUDIÊNCIA PÚBLICA E LANÇAMENTO DO FÓRUM PARLAMENTAR DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS
    Data: 06/06/2019
    Horário: 17h
    Local: Paróquia São Sebastião – Papanduva (SC)

__

Paulinne Rhinow Giffhorn, jornalista e coordenadora de comunicação da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS)  – paulinne@naofrackingbrasil.com.br / +55 41 99823-1660


Leave a Reply

Your email address will not be published.