Experiências de mobilização contra o fracking são tema de palestra em Regente Feijó (SP)

Experiências de mobilização contra o fracking são tema de palestra em Regente Feijó (SP)

A técnica é prejudicial para a agricultura e a economia do país. Conversa faz parte da programação do Aviashow 2019

REGENTE FEIJÓ – Desde 2013, a Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS) atua com intuito de impedir que a exploração de gás de xisto por meio do fracking seja realizada no Brasil. Essa caminhada faz com que o País ainda não tenha visto de perto os grandes danos ambientais e econômicos que podem ser causados pela técnica. Pensando nisso, no dia 25 de maio, às 10 horas, será realizada a palestra “Experiências de Mobilização contra o Fracking“, durante o Aviashow 2019, em Regente Feijó (SP).

Durante estes cinco anos de campanha, mais de 600 projetos de lei foram apresentados – dos quais 391 foram aprovados e 150 estão em andamento. Dois estados brasileiros, São Paulo e Paraná, já proibiram a prática e quatro estados estão em processo de votação, além das inúmeras palestras, workshops, mobilizações e visitas à universidades em todo o Brasil. De acordo com a especialista em sustentabilidade, analista de ações comunitárias da COESUS, Suelita Röcker, o objetivo é um só: “proteger nosso território das consequências da atividade”.

“Nós da COESUS queremos aproveitar o momento de festividade que será implantado durante o Aviashow 2019 para mostrar aos participantes nossas vitórias e como as alcançamos”, conta. “Precisamos espalhar para todos essa campanha que é a favor da vida, da agricultura saudável e da economia”, complementa Suelita.

Sobre a técnica

O fracking, também conhecido como fraturamento hidráulico, é uma técnica de extração de gás de xisto que perfura vertical e horizontalmente o subsolo, injetando por meio desta milhões de litros cúbicos de água em conjunto a mais de 700 produtos químicos e tóxicos. “Com isso, são gerados impactos na economia e na saúde do município, por causa da contaminação de águas superficiais e reservas subterrâneas, como também o solo e o ar, agravando o aquecimento global – uma vez que a prática libera o metano, um dos gases conhecidos por causar o efeito estufa”, explica Suelita.

Serviço

PALESTRA “EXPERIÊNCIAS DE MOBILIZAÇÃO CONTRA O FRACKING” – Aviashow 2019

DATA: 25 de maio de 2019

LOCAL: Aeropark Clube de Voo Desportivo – SDYJ

ENDEREÇO: Rodovia SP-270, km 555 Margem Leste – Distrito Industrial, Regente Feijó (SP)

ENTRADA GRATUITA

Contato

Imprensa: Paulinne Giffhorn, coordenadora de comunicação da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS)  – paulinne@naofrackingbrasil.com.br / +55 41 99823-1660

Geral: Suelita Röcker, especialista em sustentabilidade e analista de ações comunitárias da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS) – suelita@naofrackingbrasil.com.br/ +55 41 98887-2352

Leave a Reply

Your email address will not be published.