Audiência Pública em Paranavaí (PR) debate os riscos e perigos do FRACKING

 

 

Hoje à noite, a partir das 19h30, após a reunião será feita a leitura de projeto de Lei que proíbe a extração do gás de xisto na cidade.

 

Nesta segunda feira (03) acontece na Câmara de Vereadores de Paranavaí, cidade localizada no Noroeste do Paraná, uma audiência pública sobre os riscos e perigos do fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente para extração do gás de xisto do subsolo conhecida com FRACKING. Na oportunidade, será feita a leitura de projeto de Lei que proíbe a técnica no município, além de outras providências para impedir a contaminação das reservas de água, do solo e do ar, preservando ainda a saúde das pessoas e animais.

“A presença das pessoas será muito importante para que os vereadores vejam a sensibilidade e a preocupação da população quanto à proibição do uso dessa tecnologia destruidora da vida no município, estado e país”, afirma Reginaldo Urbano Argentino, presidente da Cáritas Paraná e coordenador regional da a350.org Brasil, entidades coordenadoras da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, e que estará presente ao debate.

 

Marc Silver-The Filmmaker Fund
Parte da água e produtos químicos usados no Fracking são depositados em ‘piscinas’ a céu aberto, contaminado o solo e o ar. O restante permanece no subsolo e chega aos aquíferos. Foto: Marc Silver/The Filmmaker Fund

 

“Com o apoio da Igreja estamos ampliando a proibição do Fracking no Brasil muito inspirados na ‘Laudato si’ e os ensinamentos do Papa Francisco para cuidarmos da nossa casa comum”, lembra Reginaldo.

A campanha Não Fracking Brasil na região conta com o apoio e a articulação do Padre Romildo Neves Pereira, coordenador da ação evangelizadora da Diocese de Paranavaí, que está mobilizando moradores, lideranças políticas, religiosas e empresariais na luta contra o fraturamento hidráulico.

Dezenas de municípios do Paraná já aprovaram projeto de Lei contra o uso da extração do gás de xisto pelo fraturamento hidráulico. Entre os mais recentes estão Maringá, Cornélio Procópio e Iporã.

 

 

Serviço:

Dia – 03 de Outubro de 2016 – Segunda-feira

Horário – 19h30

Local – Câmara Municipal de Vereadores de Paranavaí

Rua Bahia 208 – Centro

Leave a Reply

Your email address will not be published.