O maior movimento global de desobediência civil da história dos movimentos ambientais iniciou no Reino Unido. É o começo de uma onda de ações diretas e pacíficas ao longo de seis continentes, durando 12 dias, e que tem como alvos os mais perigosos projetos envolvendo combustíveis fósseis do mundo.

Nesta quarta-feira, 04, milhares de pessoas em Batangas, nas Filipinas, irão marchar em direção ao lugar onde se pretende levantar uma mina de carvão.  E nas próximas duas semanas, as coisas irão se desenrolar na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Indonésia, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul, Turquia e Estados Unidos – uma onda gigante, diferente de tudo que já tentamos na história desse movimento.

Você pode acompanhar cada ação ao vivo, assim como ver todos os destaques deste momento sem precedentes em breakfree2016.org .

 REINO UNIDO

Ativistas fazem barreira para bloquear maior mina de carvão a céu aberto do Reino Unido. Foto: 350.org

A escala dessas ações é importante; o mundo nunca enfrentou uma injustiça tão grande quanto às mudanças climáticas. E nós devemos intensificar nossa resposta para corresponder a urgência dessa crise.

As ações do movimento global BREAK FREE 2016 – ‘LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS’ – estão sendo lideradas/coordenadas por milhares de pessoas extraordinárias; cada uma com sua história, unidas por convicção e reunidas pela ação. Enquanto as ações se desenrolam ao redor do mundo, essas pessoas vão dividir histórias que nunca imaginaram que iriam; dando passos que nenhum de nós tem que dar, mas dando.

Ao longo do curso do LIBERTE-SE, muitos participantes irão descobrir algo em si mesmos que eles desconheciam; eles vão emergir destas ações empoderados para ajudar no crescimento de um movimento climático mais forte e ousado ao redor do mundo. Acima de tudo haverá histórias de esperança.

Siga a ação ao vivo e ajude a espalhar essas histórias de esperança pelo mundo.

Nunca houve um momento melhor para se libertar da indústria dos fósseis. De preços em colapso a falências, desinvestimentos maciços, e um movimento sempre crescente pedindo por mudança. A indústria está no seu momento mais frágil em gerações – talvez o mais frágil de todos já ocorridos.

Estamos perto de uma mudança histórica e global no nosso sistema energético. O modo como chegamos lá é através de ações que confrontem aqueles que estão lucrando com as mudanças climáticas e retomem o poder ao povo.

Nos próximos 12 dias é exatamente isso que as pessoas estarão fazendo.

Vamos nos libertar dos combustíveis fósseis! Veja detalhes das ações do Brasil em https://liberte-se.org/

 

 

De James Clarck/350.org

Tradução Wellerson Nunes

Edição: Silvia Calciolari

 

Comente!