O maior movimento global de desobediência civil da história dos movimentos ambientais iniciou no Reino Unido. É o começo de uma onda de ações diretas e pacíficas ao longo de seis continentes, durando 12 dias, e que tem como alvos os mais perigosos projetos envolvendo combustíveis fósseis do mundo.
Nesta quarta-feira, 04, milhares de pessoas em Batangas, nas Filipinas, irão marchar em direção ao lugar onde se pretende levantar uma mina de carvão. E nas próximas duas semanas, as coisas irão se desenrolar na Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Indonésia, Nova Zelândia, Nigéria, África do Sul, Turquia e Estados Unidos – uma onda gigante, diferente de tudo que já tentamos na história desse movimento.
Ativistas fazem barreira para bloquear maior mina de carvão a céu aberto do Reino Unido. Foto: 350.org
A escala dessas ações é importante; o mundo nunca enfrentou uma injustiça tão grande quanto às mudanças climáticas. E nós devemos intensificar nossa resposta para corresponder a urgência dessa crise.
As ações do movimento global BREAK FREE 2016 – ‘LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS’ – estão sendo lideradas/coordenadas por milhares de pessoas extraordinárias; cada uma com sua história, unidas por convicção e reunidas pela ação. Enquanto as ações se desenrolam ao redor do mundo, essas pessoas vão dividir histórias que nunca imaginaram que iriam; dando passos que nenhum de nós tem que dar, mas dando.
Ao longo do curso do LIBERTE-SE, muitos participantes irão descobrir algo em si mesmos que eles desconheciam; eles vão emergir destas ações empoderados para ajudar no crescimento de um movimento climático mais forte e ousado ao redor do mundo. Acima de tudo haverá histórias de esperança.
Siga a ação ao vivo e ajude a espalhar essas histórias de esperança pelo mundo.
Nunca houve um momento melhor para se libertar da indústria dos fósseis. De preços em colapso a falências, desinvestimentos maciços, e um movimento sempre crescente pedindo por mudança. A indústria está no seu momento mais frágil em gerações – talvez o mais frágil de todos já ocorridos.
Estamos perto de uma mudança histórica e global no nosso sistema energético. O modo como chegamos lá é através de ações que confrontem aqueles que estão lucrando com as mudanças climáticas e retomem o poder ao povo.
Nos próximos 12 dias é exatamente isso que as pessoas estarão fazendo.
Vamos nos libertar dos combustíveis fósseis! Veja detalhes das ações do Brasil em https://liberte-se.org/
De James Clarck/350.org
Tradução Wellerson Nunes
Edição: Silvia Calciolari
Comente!