Histórico

Entenda a Campanha Não Fracking Brasil
Nos últimos anos, o governo brasileiro e a indústria do petróleo e gás vêm somando esforços para explorar o gás natural de rochas, através do processo de Fracking. O primeiro leilão de lotes com reservas foi feito no final de 2013 e agora já há outro planejado para Outubro de 2015.

Com o intuito de impedir a exploração e evitar desastrosos danos ambientais, foi fundada em Setembro de 2013 a COESUS – Coalização Não Fracking Brasil, hoje formada por ambientalistas, cientistas, geólogos, hidrólogos, engenheiros, biólogos e gestores públicos, que de lá para cá tem realizado uma série de ações, incluindo audiências públicas em diversos estados brasileiros.

No caso específico do Paraná, a 1ª Audiência foi na Assembléia Legislativa do Paraná, em 06/12/2013. Toledo, que sediou a segunda, fica no oeste do estado e é considerada a cidade que mais produz soja e outras commodities agrícolas no País

audiencia-fracking-206122013171237
A partir de janeiro de 2014 foram realizadas dezenas de  audiências públicas, e agora com a entrada da 350.org há uma programação de 80 audiências públicas,  seminários regionais,  palestras,  marchas e encontros.  Pelo Brasil, a coordenação da COESUS está a cargo do ambientalista Juliano Bueno de Araujo.

unnamed-2
Foram criados diversos Grupos de Trabalho para discussão do assunto e para o acompanhamento das ações civis públicas, também resultado de trabalho de integrantes da COESUS.

Em outubro de 2015, a COESUS – Coalização Não Fracking Brasil e a Coalizão Internacional No Fracking! realizarão o Congresso Internacional “Fracking e os Riscos Ambientais, Saúde e Economia”, que será no Brasil e contará com a participação de representantes da academia e de ativistas do Brasil, Argentina e Paraguai. Serão discutidas especialmente a questão dos aquíferos e as da contaminação internacional. Participarão entidades ambientalistas do Brasil, Argentina, Paraguai, França, EUA e Canadá, reunindo mais de mil pessoas.

ONGs, ambientalistas, técnicos e cidades interessadas em realizar uma audiência pública podem entrar em contato com o grupo através de email,facebooktwitter ou no Portal Não Fracking Brasil, onde também pode ser encontrado amplo material de informação sobre o assunto.

A linha do tempo abaixo mostra os eventos relacionados à questão do Fracking no Brasil.


Compartilhe!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Siga-nos!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestrssyoutubevimeoinstagrammail