Campanha contra o fracking no Brasil e América Latina está no livro Cidades e Soluções

 

 

André Trigueiro é parceiro do movimento contra o método não convencional para exploração do gás de xisto e tem difundido a campanha

 

O jornalista ambiental, André Trigueiro, esteve em Curitiba para lançar o seu mais recente livro “Cidades e Soluções: Como Construir uma Sociedade Sustentável”. O evento foi realizado na Livrarias Curitiba na noite da última segunda-feira, 28, e contou com a participação de representantes da 350.org Brasil e América Latina e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida – que foram prestigiar o jornalista que é parceiro na luta contra o fraturamento hidráulico, ou fracking.

 

 

“A convite das entidades que fazem o enfrentamento ao fracking, de forma pioneira no Brasil, estivemos na Argentina e verificamos a destruição que está acontecendo na região de Vaca Muerta. Nossa produtora Klara Duccini conversou com indígenas, os Mapuche, e pode comprovar a contaminação da água e do solo”, afirmou Trigueiro. Detalhes da campanha foram incluídos no livro, como a legislação para proibir operações de fracking nas cidades, servindo de referência para uma prática sustentável e livre da contaminação.

A sessão de autógrafos foi precedida por um bate-papo, que reuniu dezenas de pessoas na livraria. Trigueiro detalhou o processo de construção do livro, além de responder perguntas da plateia sobre questões relacionadas ao desenvolvimento de uma consciência sustentável tão necessária em tempos de mudanças climáticas.

Parceiro

“A campanha contra o fracking está a cada dia ampliando seu alcance e chegando a milhões de pessoas graças à adesão de formadores de opinião como André Trigueiro, que além de ser um profissional comprometido com as causas ambientais e sociais, também coloca toda a sua energia e indignação na defesa de interesses coletivos. E isso faz toda a diferença no resultado final”, enfatizou Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora da 350.org Brasil e América Latina.

Para Juliano Bueno de Araujo, coordenador de Campanhas climáticas da 350.org e coordenador nacional da COESUS, “a importância de ter uma pessoa como o André Trigueiro para ajudar na causa é fundamental. O alcance que ele tem com o seu programa “Cidades e Soluções” e a mensagem ambiental que passa no seu trabalho jornalístico ajuda a despertar na população uma consciência sustentável”.

O livro traz um retrospecto das melhores reportagens exibidas pelo programa “Cidades e Soluções”, que há 10 anos é exibido pelo canal GloboNews. Com textos objetivos e informativos, o jornalista discorre sobre atos e personagens que impactam o mundo com ações voltadas à sustentabilidade.

A equipe da RPC, afiliada da Rede Globo, registrou em reportagem a passagem de André Trigueiro em Curitiba (PR). 

 

 

Por Gabriel Perez dos Santos – Estagiário de Jornalismo Universidade Positivo/Curitiba (PR)

Edição – Silvia Calciolari

Fotos: COESUS/350Brasil

 

 

 

Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Siga-nos!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestrssyoutubevimeoinstagrammail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *