Diocese de Umuarama organiza Grande Vigília pela Criação e Refugiados Climáticos

 

Catedral do Divino Espírito Santo recebe a população de várias cidades do Paraná para refletir e rezar após a missa de sábado à noite

 

Inspirada na ‘Laudato Si’ e no chamamento do Papa Francisco para o cuidado da Casa Comum, a Diocese de Umuarama organiza no próximo dia 6 de maio a Grande Vigília pela Criação e Refugiados Climáticos, a ser realizada a partir das 21h30m na Catedral do Divino Espírito Santo.
“A vigília deve reunir milhares de fiéis de várias cidades da região em preces pelas pessoas afetadas pelas mudanças climáticas no Brasil, na América Latina e em todo o mundo”, explica Reginaldo Urbano Argentino, coordenador de Desinvestimento da 350.org Brasil e presidente da Cáritas Paraná, responsável pela organização da vigília na Diocese de Umuarama.

A cada ano, aproximadamente 21 milhões de pessoas no planeta são obrigadas a deixar sua terra natal em busca de condições mínimas de sobrevivência. O agravamento do aquecimento global devido aumento das emissões dos gases de efeito estufa está intensificando as mudanças climáticas, que provocam secas severas ou chuvas torrenciais, o aumento do nível do mar e fenômenos radicais do clima. “Sem água e condições para produzir alimentos, nossos irmãos e irmãs migram para outros países em busca de dignidade. Estes são os refugiados climáticos que precisam do nosso apoio e oração”, completa Reginaldo.

Segundo ele, toda a comunidade, católica ou não, está sendo convidada para se juntar nessa ação de fé e esperança na defesa da Criação: “É nosso dever moral cuidar da Casa Comum e evitar a devastação promovida pela indústria dos combustíveis fósseis. Juntos, podemos mostrar aos governantes que é possível combater as mudanças climáticas que impactam as populações mais vulneráveis e impossibilitam a existência da vida no planeta”.

Além dos momentos de oração e reflexão, a programação prevê diversas atividades culturais e lúdicas, com projeção mapeada para enfatizar os efeitos destruidores das mudanças climáticas e a urgência do rompimento com a indústria dos combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás.

A ação em Umuarama faz parte do calendário de eventos da Mobilização Global pelo Desinvestimento (Global Disvestment Mobilisation – GDM) que será realizada entre 5 e 13 de maio. Capitaneadas pela 350.org, movimento internacional que denuncia as mudanças climáticas e exige dos governantes o desinvestimento em projetos fósseis, entidades de diversos segmentos da sociedade já adeririam e até agora mais de 130 eventos foram registrados nos cinco continentes para se manifestar contra os combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás.

 

Serviço:

Grande Vigília pela Criação e pelos Refugiados Climáticos – 6 maio de 2017

Catedral da Diocese do Divino Espírito Santo – 21h30m

Umuarama – Paraná

Para mais informações e entrevistas: Reginaldo Urbano Argentino – 44 – 9 9858-6431| 9 8436-2754

 

 

Por Silvia Calciolari

 

 

 

Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Siga-nos!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestrssyoutubevimeoinstagrammail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *