Empresas de fracking compram o silêncio das famílias com água contaminada

Jeffrey Ventura, president and CEO of Range Resources

Jeffrey Ventura, presidente e CEO da Range Resources

Das Montanhas Rochosas aos Apalaches, e ao cabo da panela do Texas, famílias americanas tiveram suas fontes de água contaminadas. Inúmeras vezes elas colocaram a culpa no fraturamento hidráulico (ou fracking) e ganharam acordos com as empresas petroleiras—mas só se as vítimas concordassem em nunca falar sobre o impacto que o fracking causou em suas vidas.

A Bloomberg News encontrou casos por todos os EUA, do Wyoming à Pennsylvania, e ao Texas, nos quais as petroleiras pagaram por acordos com seis dígitos ou compraram propriedades para manter as pessoas quietas sobre o problema da água contaminada.

Oficialmente, a indústria insiste que o fracking não tem nada a ver com as substâncias químicas e outros poluentes nos mananciais de água subterrânea. No entanto, somente as autoridades do estado da Pennsylvania ligaram as perfurações de gás e petróleo a aproximadamente 120 casos de contaminação de água, de 2009 a 2012.

As petroleiras insistem que o moradores assinem acordos de não divulgação antes de receberem qualquer indenização. Entre as empresas que tem lutado contra a divulgação estão a Range Resources Corp. (RRC), Encana Corp. e Aruba Petroleum.

Comprar o silêncio das pessoas significa que a mídia e o governo terão dificuldades em determinar o verdadeiro impacto do fracking nas comunidades locais.

“Estamos mudando nossa infraestrutura energética nesse país, deixando de queimar carvão para queimar muito gás natural,” disse Aaron Bernstein, diretor associado do Center for Health and the Global Environment na Escola de Saúde Pública de Harvard, à Bloomberg News. Acordos de não divulgação “interferiram na capacidade dos cientistas e dos especialistas em saúde pública de entender o que está em jogo aqui.”

-Noel Brinkerhoff

Tradução de Paulo Lima

Artigo original em inglês: http://www.allgov.com/news/where-is-the-money-going/fracking-companies-buy-silence-of-families-with-contaminated-water-130610?news=850250

Compartilhe!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Siga-nos!
Facebooktwittergoogle_pluspinterestrssyoutubevimeoinstagrammail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *